quinta-feira, 16 de julho de 2015

Inter e River fazem o dever de casa e vencem os jogos de ida na Libertadores

























   Depois de 49 dias sem Libertadores, Internacional, River Plate, Guarani e Tigres voltaram a campo em busca da vaga pela final. River e Inter fizeram a lição de casa e largaram na frente. O time argentino venceu por 2 a 0 e tem a vantagem de perder por um gol de diferença no Paraguai. O Inter aproveitou o bom inicio de jogo para fazer o resultado por 2 a 1, e um empate no México da a vaga ao time brasileiro.

   River Plate vs Guarani 


   Jogando no Monumental de Nunez lotado, a equipe do River jogou no 4-4-2, e tinha muita dificuldade em furar o bloqueio do Guarani que estava no 5-4-1. Muita tensão no primeiro tempo, o River Plate procurava jogar muito pelos lados do campo, mas o veterano Lucho Gonzalez não dava a velocidade necessária para furar as linhas de defesa do adversário. Apesar da retranca do time paraguaio, a equipe ao chegar ao ataque conseguia tocar muito bem a bola, mas faltava a chegada dos homens de lado do campo. As melhores jogadas feitas pelos argentinos, eram de bolas paradas, que são o ponto forte da equipe.


   Na volta para a segunda etapa, Galhardo fez a alteração que mudou completamente o jogo, tirando Lucho Gonzalez, e colocando Martinez, que deu a velocidade necessária para jogar nas costas do lateral paraguaio e criar boas chances pelo setor. O primeiro gol saiu no ponto forte da equipe argentina, escanteio cobrado e a bola sobrou limpa para Mercado marcar. Com o gol,o Guarani subiu sua marcação, e procurava ir mais a frente para buscar o gol de empate, mas em um passe de primeira e rápido de Alario que rompeu a linha de defesa dos paraguaios, Mora entrou na área e encobriu o goleiro Aguillar para decretar a vitoria.

River Plate 2 vs 0 Guarani

15   Chutes    5
5    Chutes no gol    0
75%   Passes certos    65%
60%   Posse de bola    40%
22   Desarmes    22
13   Faltas   18
7    Escanteios    2



   Internacional vs Tigres


   O Inter aproveitou que a equipe do Tigres estava a quase dois meses sem entrar em campo, e partiu para cima dos mexicanos em busca de fazer o resultado no começo, e deu certo, com menos de 15 minutos de jogo já estava com 2 a 0 no placar. Aproveitando a falta de tempo de jogo dos jogadores do Tigres, o Inter jogando no 4-4-2, começou colocando pressão na equipe e forçando erros, e com isso num erro de saída de bola de Arévalo Rios, a bola sobrou no pé de D'Alessandro para abrir o placar. A pressão continuou e Valdivia ampliou para os gaúchos. Com os 2 a 0, o Inter se acomodou um pouco na partida, e sentiu um pouco o cansaço, e com isso o Tigres avançava mais a frente, e jogava nas costas dos laterais do Inter, principalmente no de Geferson. O francês Gignac, que foi contratado a peso de ouro pelos mexicanos, se movimentava muito e abria a defesa do Inter. 
   O gol do Tigres saiu justamente nas falhas da defesa gaucha, que dava muito espaço pelos lados, e no cruzamento de Sobis, Ayala descontou para o Tigres.


   Faltava ao Inter a intensidade necessária para pressionar o Tigres, que apesar de sentir o longo tempo de inatividade, tinha mais técnica que o time brasileiro, que compensava isso com muita velocidade. A expulsão de Ayala deu mais espaços para o Inter, que mesmo com mais espaços para entrar na defesa adversaria, não tinha a intensidade e compactação precisa para empurrar o Tigres em sua defesa. Mesmo com algumas mudanças na equipe do Inter, a equipe continuou a mesma, e seguiu desta maneira até o fim do jogo.

Internacional 2 vs 1 Tigres

11    Chutes    7
6    Chutes no gol    4
90%    Passes certos     89%
54%    Posse de bola    46%
14    Desarmes    19
14    Faltas    22
8    Escanteios    2



segunda-feira, 13 de julho de 2015

Atlético MG, Grêmio e Sport : Futebol moderno no Brasileirão 2015























  O futebol brasileiro passa por uma fase de discussão sobre sua estrutura, geração de jogadores, treinadores e modernidade. Depois do 7 a 1 da ultima Copa do Mundo, muito tem se falado mas pouco tem sido feito, por causa de pensamentos retrogrado e da falta de boa vontade de inovar e mudar.
   Um dos maiores problemas dentro de campo, é o pensamento ainda antigo dos treinadores, que ficam ligados as suas filosofias de trabalho dos anos 90' e não procuram se adequar ao futebol atual. A Seleção é um dos reflexos do estagio atual, e para que aja uma mudança, a base e o campeonato brasileiro são prioridades para uma transformação. Jogar de maneira compacta, veloz, mobilidade e intensidade, são essências no futebol moderno, e algumas equipe tem apresentado essas características .
   Vamos analisar as equipes que estão adaptando esse conceito moderno de jogar futebol para as suas equipes, e conseguindo fazer boa campanha nesse Brasileirão

   Atlético Mineiro


   O atual campeão da Copa do Brasil, não chega a ser uma surpresa no campeonato, e sim um dos favoritos ao titulo. Comandado por Levir Culpi, a equipe começou atuando no torneio no 4-1-4-1, mas com algumas lesões o treinador retornou para o esquema 4-2-3-1. No 4-1-4-1, a diferença da equipe tem nome e sobrenome, Rafael Carioca, uma das boas surpresas nessa Brasileirão que vem se destacando não apenas por suas funções defensivas e táticas, e sim pela chegada ao ataque armando a equipe, como um volante moderno, que não apenas marca, mas que sabe armar e passar a bola com qualidade




Ilustração da chegada de Rafael Carioca ao ataque, armando a equipe com 5 jogadores a sua frente, dando muitas opções de jogadas.

   O galo de hoje joga de maneira rápida,  ofensiva e com muita movimentação, dando muito trabalho para a defesa dos adversários. Intensidade é a palavra chave para a equipe, que do mesmo jeito que chega ao ataque, volta para o ataque e massacra na transição defesa-ataque nos contra ataques.

   Grêmio


   Roger assumiu a equipe gaucha com a missão de organizar montar a equipe sem reforços, apenas com os jogadores que já estavam no elenco, e o treinador conseguiu dar uma nova cara para o time.Jogando no 4-2-3-1, com muita chegada dos volantes ao ataque e fazendo a saída de bola com qualidade, muita velocidade no ataque e Douglas com o toque de qualidade para as finalizações. Muita movimentação e recomposição defensivas, foram as mudanças cruciais de Roger para a melhoria da equipe.


Vemos na imagem a chegada ofensiva que diferencia a equipe gremista, muita movimentação e velocidade para entrar nas defesas adversarias. Sem guardar posições e com enfiadas de bola, são as chegadas mais executadas pelo time


Outro fator de destaque é a recomposição defensiva. Como Douglas é um jogador lento e tem dificuldade para marcar, Luan recua para o meio, deixando Douglas a frente como um centroavante, e nos contra ataques  Douglas é acionado na frente, e com a bola espera a ultrapassagem de seus companheiros pelos lados para executar o passe

   Sport


   Eduardo Baptista é o treinador com mais tempo no comando de uma equipe na Serie A, com 1 ano e 6 meses. Desde do começo do ano perigando em ser demitido, Eduardo continuou no comando, e conseguiu bons resultados chegando a estar em primeiro lugar na tabela. Com ótimos reforços como Diego Souza, André, Maikon Leite e Marlone, a equipe jogando no 4-4-2, tem a compactação como a chave de seu sucesso, e a chegada com qualidade do volante Rithely.


Compactação defensiva mostra a organização tática da equipe com seus 10 homens de linha encurtando o espaço para a equipe adversaria. 


Marcação dos homens de frente, retendo a bola dos volantes do time adversário  e construindo o contra ataque


Seguindo, o contra ataque letal com o roubo de bola no meio campo, pegando o outro time desorganizado e armando um ótima jogada ofensiva.

   Como destacamos, cada uma dessas equipe alinha essências do futebol moderno ao seus estilo de jogo, cada uma jogando de maneira diferente mas  conseguindo obter resultados e se sobre saindo contra os adversários. Intensidade, movimentação, recomposição e compactação   são os elementos que estão se mostrando presentes nos times nesse campeonato, que coincidentemente estão ocupando as primeiras posições na tabela, e mostrando a capacidade de seus treinadores, o que será muito necessários para a melhora do campeonato.