quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Guia dos favoritos : Bundesliga 2015-2016


    A Bundesliga é o campeonato que mais cresce no mundo, seja em audiência, torcedores nos estádios, qualidades nos times,  o campeonato alemão aumentou muito sua popularidade no Brasil desde a ultima Copa do Mundo em que a Alemanha saiu campeã. O Alemão é o campeonato com maior media de torcedores nos estádios com 44 mil pessoas, e o segundo em media de ocupação nos estádios perdendo apenas para a Premier League.
  Na 54° edição da Bundesliga, o Bayern é a atual tricampeã do campeonato e já conquistou 24 vezes a Bundesliga desde que a liga foi criada em 1963. Ao todo o Bayern de Munique já venceu o campeonato alemão 25 vezes. Meier atacante do Frankfurt, foi artilheiro da ultima temporada com 19 gols.
    Com as equipes melhorando para essa temporada, é esperado que a equipe do Bayern de Munique tenha muito mais dificuldades do que nas ultimas temporadas, onde ganhou o campeonato com sobras. Veja como chegam os favoritos para quebrar a hegemonia do Bayern:


   Bayern de Munique


(Christof Stache/AFP)

  Pep Guardiola chegou ao Bayern na temporada 2013-2014 com a missão de dar continuidade ao grande trabalho de Jupp Heynckes, que conseguiu o feito inédito na temporada anterior de conquistar a tríplice coroa (Bundesliga, Copa da Alemanha e Champions League). Pep chegou com a esperança de repetir os feitos de Heynckes e aplicar a sua filosofia que deu tão certo na equipe do Barcelona. Mesmo vencendo as duas ultimas Bundesliga, a era de Guardiola no Bayern não tem sido como o esperado para torcedores e diretores que esperavam mais uma conquista de Liga dos Campeões, mas que foram eliminados nas ultimas edições por Real Madrid e Barcelona. 
    Na ultima temporada, a equipe conquistou o campeonato com 10 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, tendo a melhor ataque e defesa da competição. Lewandowski e Robben foram os artilheiros da equipe na Bundesliga com 17 gols cada. A equipe ainda chegou na semi final da Copa da Alemanha e também na semi final da Champions League, mas acabou perdendo para o Barcelona em momento que a equipe convivia com lesões de jogadores muitos importantes que mudaram o rumo dos alemães no torneio.
    Os Bárbaros venceram as três ultimas Bundesliga com folga, e na temporada passada foi da mesma forma, mesmo com jogadores como Robben, Ribery e Schweinsteiger convivendo com muitas lesões. Um dos ídolos da torcida Schweinsteiger, acabou surpreendendo a todos e foi para o Manchester United. Para seu lugar, a equipe alemã trouxe o melhor jogador da Juventus nas ultimas 4 temporadas, Arturo Vidal foi contratado por cerca de 40 milhões de euros. Douglas Costa foi outra contratação da equipe por 30 milhões de euros, sendo contratado para ser um possível substituto de Ribery no futuro.

4-3-3 com Muller se aproximando de Lewa no ataque, foi usado na pré temporada e na supercopa da Alemanha com algumas variações

3-4-3 muito usado na ultima temporada mas que sempre sofre variações com Guardiola

3-1-4-2  com variações para o 4-3-3 pode ser a formação usado por Pep de acordo com os jogadores a sua disposição

Como Guardiola mexe muito em sua equipe, é muito difícil prever qual será a equipe do Bayern para a temporada, e outro fator para isso, são as lesões que atrapalharam muito a equipe nos últimos anos. Se a equipe conseguir se manter saudável nesta temporada, há grandes chances de manter a hegemonia na Alemanha, e com as contratações de um zagueiro e mais um jogador de ataque, a equipe tem tudo o que é preciso para ir em busca de mais uma tríplice coroa.


   Borussia Dortmund


    Depois de muitos anos a frente do Dortmund, Jürgen Klopp não estará mais no comando da equipe, o treinador que estava desde 2008, conquistou duas Bundesliga, uma Copa da Alemanha e duas Supercopas. Com uma temporada muito abaixo do habitual, o Borussia lutou contra o rebaixamento na primeira metade do campeonato e conviveu com lesões de jogadores importantes como Reus e Hummels, o que influenciaram no comportamento da equipe.  Com uma arrancada no começo de 2015, a equipe além de se afastar da zona de rebaixamento, conseguiu uma vaga na Liga Europa deste ano e fazendo uma boa campanha na Champions League e chegando na final da Copa da Alemanha.
   Immobile era uma das esperanças para suprir a saída de Lewandowski para o rival Bayern, mas acabou se tornando uma das maiores decepções da temporada, sendo emprestado para o Sevilla no começo desta temporada. Jojic e Langerak deixaram a equipe junto com italiano. Tuchel ex-Mainz, é o novo comandante da Muralha Amarela, e junto com o treinador a equipe contratou Castro vindo do Leverkunsen, Burki do Freiburg e a revelação do 1860 Munchen Weigl. 


Seguindo o estilo de jogo dos últimos anos, a equipe jogando no 4-2-3-1, a dúvida fica em quem Tuchel irá escalar, Weigl parece ter chego para fazer dupla com Gundogan, e no meio Kagawa, Kampl, Kuba disputam um vaga. A equipe de Dortmund procura se reconstruir, e contando com Reus como seu principal jogador, o time espera que seus principais jogadores não se lesionem nesta temporada e a contratação de um jogador meia-atacante possa fazer com que a equipe volte a brigar pelo campeonato alemão e seja a favorita a conquista da Liga Europa.



    Wolfsburg


  A equipe do Wolfburg foi o grande adversário do Bayern na ultima temporada da Bundesliga, a equipe foi vice campeã com 10 pontos e teve De Bruyne como o melhor jogador da competição e com mais assistência (21), o holandês Dost foi o artilheiro da equipe com 16 gols. A equipe dos Lobos ainda conseguiu vencer a Copa da Alemanha, mas acabou sendo eliminada pelo Napoli nas quartas de final da Liga Europa. 
   Demonstrando um bom futebol, a equipe do Wolfsburg do treinador Dieter Hecking se concretizou como uma das melhores equipes da Bundesliga, e se destacou ainda mais com a contratação de Schurrle, que chegou do Chelsea para ajudar a equipe a dar este salto de qualidade que a equipe precisava, mas o real destaque da equipe é o belga De Bruyne, que em 51 partidas em 2014-2015, fez 16 gols e deu 27 assistências, sendo cobiçado por grandes clubes do futebol mundial.


   Os Lobos contrataram o atacante Kruse, ex jogador do Borussia Mönchengladbach para disputar a posição de camisa 9 da equipe com Dost, mas o real reforço da equipe alviverde é manter o craque belga De Bruyne em sua equipe, e com o camisa 14 no time titular, continua sendo um dos favoritos para vencer a Bundesliga. Mas o interesse é muito grande, equipes como Bayern, PSG e principalmente Manchester City disputam o jogar belga, e será muito difícil para a equipe segurar o jogador.
   Jogando no 4-2-3-1, na ultima temporada conseguiu grandes resultados jogando neste esquema, como por exemplo o 4 a 1 sobre Bayern. Com muita velocidade e compactação, a equipe já mostrou modificações para essa nova temporada jogando no 4-4-2, em momentos com Dost e Kruse na frente ou com Dost e De Bruyne chegando no ataque., conquistando a Supercopa da Alemanha em cima do Bayern. Aproximação dos volantes, compactação e com o toque de qualidade de De Bruyne são as principais armas da equipe, mas que necessita de reforços para a defesa, e para o meio campo, caso Perisic e De Bruyne deixem a equipe. Repondo essas peças a altura, a equipe tem tudo para ir bem no campeonato alemão e tentar chegar nas quartas de finais da Champions lLeague


    Bayer Leverkusen


(foto:Bayer Leverkusen)


   Como já era esperado, a equipe do Bayer Leverkusen conseguiu ficar entre os 4 primeiros e garantir uma vaga para a Liga dos Campeões. Mas o que deu esperanças para seus torcedores foi a campanha na Champions, que passou pela fase de grupos e acabou parando nas Oitavas de finais, perdendo somente nos pênaltis para o Atlético de Madrid. Com um ótimo de trio de ataque, Canalhoglu, Kiessling, Bellarabi e Son, a equipe contou com seu quarteto ofensivo para marcar 58 gols e 25 assistências e dar mostras que a equipe tem tudo para evoluir e ser tornar ainda mais competitiva.
   Para a temporada 2015-2016, a equipe do Bayer fez contratações pontuais para a equipe, a mais cara delas e talvez a principal tenha sido do chileno Aranguiz, que foi contratado por 13 milhões de euros vindo do Internacional, procurando repetir o mesmo sucesso que seu compatriota Vidal, que fez ótimas temporadas pela equie alemã antes de ir para a Juventus. A equipe ainda trouxe o jovem zagueiro Tah, o atacante Mehmedi, André Ramalho e contratou em definitivo o zagueiro Papadopoulos. Spahic, Reinartz, Drmic e Castro, acabaram deixando a equipe, o ultimo que depois de 11 anos acabou deixando o time rumo ao Dortmund.



Com o seu ótimo quarteto ofensivo, a equipe do Leverkusen no 4-2-3-1, com Bender e Kramer que volta de empréstimo para a equipe. Variando para o 4-4-2, com muita velocidade pelos lados e apoio dos laterais. A Bayer ainda conta com as jogadas de bola parada com uma de suas armas, já que o turco Calhanoglu é um dos melhores do mundo neste quesito. Com um meio campo mais forte e reforços na defesa, a equipe pode melhorar ainda mais esse ano, já que reforços chegaram a equipe e o treinador Roger Schmidt terá varias opções para montar seu time. Se não perder mais nenhum jogador nesta janela, a equipe do Bayer poderá sonhar mais alto nesta temporada, competindo pelo titulo da Bundesliga e passar para a fase de mata a mata na Champions, pois agora a equipe tem jogadores de qualidade no elenco para repôr possíveis suspensos ou lesões.



domingo, 9 de agosto de 2015

Aproveitando o '' fato novo'' do Colorado, Grêmio aplica goleada em rival

(foto:Espn)

    No Grenal de número 407, o Grêmio aproveitou a crise do Inter para golear o rival por 5 a 0, e de quebra voltar para o G4 do Brasileirão. Com gols de Luan 2x, Giuliano, Fernandinho e Réver contra, o tricolor gaúcho não deu chances para o colorado e atuou de forma consistente durante os 90 minutos, voltando a marcar 5 gols no classico, algo que não acontecia desde 1960.
   Com a arena lotada, o Grêmio souber aproveitar as fragilidades do Inter, que estava muito desorganizado em campo contra uma equipe que não tem o mesmo elenco que a sua, mas que tem um time muito entrosado, organizado, e que soube jogar um Grenal para golear o oponente. Após a eliminação da Libertadores, O presidente do Inter acabou comentando a demissão do treinador Aguirre como uma forma de ser um ''fato novo'' para a equipe no clássico, mas que se mostrou um fato novo para o rival aplicar um chocolate na equipe.
    Agora no G4, o Grêmio aproveitou os tropeços das equipes de cima e pulou para a 3º posição com 30 pontos, já o Inter caiu para a 12º e permaneceu com 21 pontos. Ambas as equipes voltam a campo no meio de semana, o tricolor vai até Minas para pegar o Atlético MG e o colorado recebe o Fluminense em busca de se recuperar do atropelo no classico.

    O Jogo


   Jogando para definir a partida logo no começo, a equipe de Roger entrou no 4-2-3-1, explorando os lados do campo e aproveitando a posse de bola. Luan e Pedro Rocha bagunçavam o setor defensivo do adversário com suas movimentações e aproveitavam os espaços dados pela defesa do Inter para entrar em velocidade e finalizar. 
   O Internacional entrou em campo em busca de preencher o meio campo com Anderson, mas a falta de compactação da equipe entre defesa e meio campo facilitava as armações de jogadas dos gremistas. No 4-1-4-1, a todo momento a equipe perdia o meio campo para o Grêmio, e quem mais sofria com isso era Lisandro Lopez, que ficava isolado no ataque.
Com 15 minutos de jogo, os gremistas já haviam finalizado 5 vezes e já tinham desperdiçado um pênalti com Douglas. Mesmo perdendo a penalidade, a equipe tricolor não demorou muito para abri o placar, Giuliano acertou um chutaço na sobra do escanteio para marcar. O segundo gol saiu em bola roubada no meio de campo com Erazo, que passou para Luan que foi caminhando com a bola e finalizou de fora da área para balançar a rede.

Sendo desarmada  no meio campo, a equipe colorado mostra a desorganização defensiva que o Grêmio aproveitou durante todo o jogo. Luan teve muito tempo para levar a bola ao meio e finalizar. A liberdade do atacante gremista é nítida com 5 jogadores o cercando.de maneira desordenada 


    Precisando corrigir o seu meio campo, o técnico interino Odair Hellmann tirou Anderson e colocou Alex, em buscar de dominar o meio campo e ter mais posse de bola para a equipe. Mas logo no começo do segundo tempo em jogada pelo lado esquerdo, Luan aproveitou o rebote dado por Alisson e marcar o terceiro da equipe. O treinador colorado tentava organizar sua equipe com algumas mudanças, mas a velocidade gremista furava a defesa colorada e sempre chegava com perigo. 
   E foi nessa velocidade que Fernandinho aproveitou para entrar na zaga colorada em lançamento de Maicon para marcar o quarto gol. Em outra jogada de Fernandinho entrando na zaga do Inter, saiu o quinto gol quando Réver tentou cortar e fez contra. 
    O placar final relata fielmente o que foi a partida e as escolhas feitas pelas equipes, já que o tricolor gaúcho escolheu desde o inicio do ano adotou por uma equipe mais barata, treinador mais barato, mas que mostrasse eficiência dentro de campo. Já o colorado que desde o começo da temporada, já via o trabalho de Aguirre com desconfiança, mas que mesmo com a conquista do gauchão e o avanço na Libertadores, esperou o primeiro tropeço do treinador para mandar embora, sem contar contratações caras e badaladas que não acrescentaram nada a equipe, como Anderson, Réver, Nilton, Vitinho e etc..
   
No segundo tempo, Fernandinho aproveitava os espaços da desorganizada defesa colorada, e foi assim que nasceu o quarto e quinto gol da equipe.

Grêmio 5 x 0 Internacional

15    Chutes    11
7    Chutes no gol    3
49%    Posse de bola    51%
92%    Passes certos    90%
14    Desarmes    22
16    Faltas    11
(footstats)