Se você gosta do estilo de jogo das equipes de Guardiola, Espanha, Alemanha, você provavelmente iria gostar da seleção holandesa de 1974. Esta representada na foto acima, foi a primeira equipe a revolucionar e jogar o ''futebol total''. Ao longo da historia do futebol, muitas equipes marcaram época por suas inovações e conquistas, como o a Argentina dos anos 40', a Hungria de Puskas, o ferrolho suíço, a Inglaterra de 1966, o Brasil de 58 e 70, e etc... Mas a Holanda de 74, inovou pelo novo estilo de jogo, que foi criado pelo treinador de Rinus Michels em seus anos de Ajax, em que foi tricampeão europeu em 71,72 e 73.
Com uma ótima geração de jogadores no Ajax, o treinador implantou um novo estilo de jogo, com troca de passes, muita movimentação, pressão na saída de bola, compactação, posse de bola e nenhum ogador guardando posição, jogando o famoso futebol total. As outras seleção acostumadas com um jogo mais lento, de espaços e sem compactação, sofreram um choque ao entrar na Copa do Mundo de 1974 e ver o time holandês com o novo estilo de jogo que passou por cima de seus adversários. Representação disso foi o 4 a 0 sobre a Argentina na Copa
A surpresa era tanto das seleções e da imprensa, que os analistas não conseguiam desenhar o esquema tático dos holandeses por causa da movimentação e troca de posições de seus jogadores, e por isso a equipe foi apelidada de Carrossel Holandês.
O time holandês era liderado dentro de campo por uma das lendas do futebol mundiall Cruyff, que atuava na posição de falso 9, muito parecido com a que Messi jogava em 2011.
A laranja mecânica encantou na Copa de 74, vitoria sobre o Uruguai, Argentina, Brasil e Alemanha Oriental, credenciaram a equipe como favorita na final, mesmo sendo contra os donos da casa, a Alemanha Ocidental. Mas os alemães de Beckenbauer e Muller , conseguiram neutralizar o Carossel e se tornarem os campeões do mundo, mas até hoje, o que mais se lembra desta Copa, não são dos campeões, e sim dos vices campeões com suas inovações de jogo que inspiraram varias equipes de hoje.
A laranja mecânica jogando no 4-3-3, com Cruyff de 9 falso e se movimentando por todo ataque e pelo meio campo, o time com muita compactação e movimentação dos jogadores, sem nenhum atleta '' guardando '' posição, reduzindo os espaços do adversário, e essa foi uma das maiores dificuldade do futebol brasileiro na época, que estava acostumado a jogar com muitos espaços e propor seu jogo, estilo que ia de total encontro ao estilo brasileiro.
Pressão -
Como dizia o gênio Cruyff '' Com espaços qualquer um joga futebol '' e com isso a Holanda pressionava o inimigo em seu campo, dificultando a saída de bola. na imagem acima vemos 6x6, com os holandeses melhor posicionados e roubando logo a posse de bola dos uruguaios.
Marcação -
Jogando compacto, diminuindo o campo ao adversário, sempre muito bem alinhado,, o futebol moderno foi se construindo ali. Todos marcam e todos vão ao ataque, vemos acima TODOS os jogadores da equipe holandesa na foto, cada um cumprindo sua função tatica na marcação.
Construção de jogadas -
Como estávamos falando, TODOS marcam e TODOS atacam, com muitos jogadores no campo de ataque e com a manutenção da posse de bola, os times adversários acostumado a apenas se defender com no máximo 5 jogadores, se deparavam com um pelotão a sua frente, e tinham muita dificuldade em conseguir combinar sua marcação, prova disso é na imagem que mostra 6 holandeses contra 5 uruguaios, e muita liberdade para a construção de seus jogadas
Resultado disso, defesa uruguaios aberta e desorganizada e facilidade dos holandeses em marcar, chegando com 5 homens contra 3 uruguaios que estavam muito longe de quem deviam marcar.
O que se tira de tudo isso, é a maneira coletiva e tática que os holandeses nos mostraram de como envolver todos os seus jogadores em jogadas de ataque e defesa, proporcionando um futebol total e com a participação de todos. Essa foi uma das escolas que inspiraram o futebol moderno que encantou a todos, como o Barcelona de 2011. E que apesar de não ter uma conquista de Copa do Mundo, é uma das mais importantes contribuições pro futebol hoje, do que muitas seleções que foram campeões.
Escalação : Jongbloed; Suurbier, Haan, Rijsbergen e Krol; Jansen, Neeskens e Hanegem; Rensenbrink, Cruyff e Rep. Técnico: Rinus Michels.
Nenhum comentário:
Postar um comentário