A Copa América 2015 que será realizada no Chile, irá ser a 44ª edição do principal torneio de seleções da América do Sul. O time da casa nunca venceu a competição mas este ano estão confiantes em conquistar seu primeiro titulo.
O torneio será disputado de 11 de junho até 4 de julho, e o vencedor garantirá vaga para a Copa das Confederações de 2017 que erá realizada na Russia. Veja como jogam e como chegam os favoritos para o torneio.
Argentina
Chegando na final da Copa do Mundo depois de 24 anos, a equipe chega com moral no torneio mesmo sendo vice campeã. Sob nova direção de Tata Martino, a seleção de Messi desembarca no Chile como favorita junto com o dono da casa. As mudanças táticas não ocorreram tanto desde a Copa, mas alguns jogadores ganharam nova chance na seleção como Tévez. A equipe atuou grande parte dos amistosos em um esquema 4-3-3, e está é a mais provável argentina, com a defesa formada por Otamendi e Garay, e Rojo continuando na lateral esquerda.
Mascherano e Biglia no meio se firmaram, mas a duvida fica no setor de Pastore, pois ou permanece Pastore por ali ou recua Di María para jogar na posição. Na frente Messi e Aguero são praticamente certos, o outro companheiro de ataque deve ser Di María ou Tévez.
Outro opção para Tata, é atuar no 4-4-2, com Messi jogando pelo meio como armador, com Aguero e Tévez atuando lado a lado e fortalecendo o meio campo.
Brasil
A seleção brasileira vem para a Copa América não com a missão de ganhar, mas sim de mostrar um nova imagem depois do 7 x 1, demostrando um novo time, competitivo, e jogando um belo futebol. O novo técnico Dunga chega com 10 vitorias em 10 jogos disputados com vitorias sobre Argentina, França, Chile e Colômbia. O time titular não está 100% certo por causa de algumas lesões que antecederam o torneio, mas a base do time está formada por Dunga, que tem em Neymar seu principal jogador.
Dunga formou sua equipe no 4-2-3-1, com Neymar se aproximando mais da área e Firmino tendo mais liberdade para chegar ao ataque e finalizar. Elias atuando como no Corinthians e sendo o eemento surpresa, e Willian mais aberto jogando pelo lado direito e voltando para ajudar na marcação pelo setor.
Outra formação que Dunga flertou foi o 4-4-2 sem Tardelli e com Neymar e Firmino fazendo a dupla de ataque sem centroavante fixo,com Coutinho e Willian pelos lados com o camisa 21 caindo por dentro para armar o jogo.
Colômbia
A equipe que encantou na Copa do Mundo e que teve como seu craque e artilheiro James Rodrigues, irá disputar o torneiro da América com a volta de seu principal atacante Falcao Garcia, apesar de ter feito uma temporada horrorosa pelo Manchester United, El Tigre vem com tudo para provar seu valor e demonstrar para os gigantes na Europa que ainda pode atuar em alto nivél.
Perdendo seus principais volantes titulares ( Aguilar e Guarín), outra do dúvida do treinador argentino José Pekerman é no parceiro de ataque de Falcao. As opções são Bacca, Martinez e Gutierrez, mas o primeiro deve ficar com a vaga pelo bom momento que vive sendo o atual bicampeão da Liga Europa. atuando no 4-4-2, com o apoio grande dos laterais indo muitas vezes ao ataque e com Cuadrado pelo lado direito, se tornando a bola aérea uma das principais armas do time cafeteiro com El Tigre na área. James pelo lado esquerdo mas muitas vezes indo ao centro para abastecer os atacantes, são as armas colombianas para a conquistar a Copa América.
Chile
O país anfitrião que nunca conquistará um titulo, tem a oportunidade de vencer em casa a competição da América. Apostando tudo e com o apoio da torcida, coocam muito fé nessa que é considerada a melhor geração chilena.
Chile Equador e Venezuela, são os unicos países a não ter um Copa América, sendo o a seleção chilena com 4 vices. Sampaoli é um dos responsáveis pela transformação da seleção e revolucionando o estilo de jogo da equipe. Atuando no 3-1-4-2 na Copa do Mundo, Sampaoli adiantou que Valdívia será titular na estreiando, mundando o esquema da equipe para 4-3-1-2, com Vargas e Sanchez mais agudos e o Mago na armação. Caso queira voltar ao esquema de 2014, sacaria o palmeirense e colocaria Isla, voltando com o time de 3 defensores com Diaz a frente e outra linha com 4 jogadores no meio campo e na frente Vargas e Sanchez, nesse esquema o time chileno ocupa mais os espaços no campo e protegendo mais sua defesa e impondo pressão no adversário. O melhor momento de Vidal e Sanchez coincidem com o torneio em seu país, e este é a melhor chance para escrever seus nomes na historia do Chile.
Uruguai
Atual campeão da competição e também o maior vencedor, a celeste chega ao torneio desfalcada de se principal astro, Suárez que está suspenso por 10 jogos oficiais da seleção. Renovada, os uruguaios comandados por Óscar Tabárez são os menos favoritos das principais seleções, mas a equipe continua forte. Sem Lugano, Forlán, Gargano e Suárez, o treinador adotou o 4-1-4-1 com transições para 4-4-2, com Cavani mais ao centro e Rolan encostando. A ideia do treinador é compactar suas linhas, jogando mais fechado com Cavani sendo a esperança de gols.
Nenhum comentário:
Postar um comentário