4 anos passaram desde a final em Wembley, até a final no estádio Olímpico de Berlin, e nesse tempo varias coisas mudaram no Barcelona, mas uma coisa continua a mesma... A de domínio da Europa. Veja as mudanças que ocorreram nos estilos de jogo dos times de Guardiola e de Luis Enrique.
Barcelona 2011 : Barcelona 2015 :
44 vitórias, 11 empates e 5 derrotas 50 vitórias, 4 empates e 6 derrotas
147 marcados e 36 sofridos 175 marcados, 38 sofridos
68% posse de bola e 89% passes certos 64% posse de bola e 85 % passes certos
Como jogavam :
Barça 2011
O time de Guardiola atuava em um esquema 4-3-3 variando para 3-4-3 com Messi jogando como falso 9. Dani Alves apoiava muito pelo lado direito, e na frente Villa e Pedro se movimentavam pelos lados dando opção de passe e abrindo os laterais adversários. O Tiki Taka característico era possível pela movimentação dos jogadores que não mantinham posição fixa, e a qualidade de controle de bola e passe dos 11 jogadores.
Barça 2015
Luis Enrique ao chegar, se deparou com o trio de ataque Messi, Suàrez e Neymar. Para organizar esse novo trio, deslocou Messi para a direita (Onde começou a jogar no início da carreira) e Suárez na frente com bastante movimentação. D.Alves continua com muita participação ofensiva, mas menos do que com Guardiola, pois do lado esquerda Alba tem a mesma presença ofensiva do camisa 22. O Tiki Taka acontece com menos frequência pois a posse de bola se prende mais ao Tridente.
Ataque Guardiola :
A equipe de 2011 no ataque presava pela ocupação de espaços, movimentação dos jogadores, passes curtos e pressão. Busquets recuava para fazer uma linha de 3 defensores, e com isso os Laterais avançavam e Villa e Pedro abriam pelas pontas para abrir a defesa adversaria, dando espaços para Messi, Xavi e Iniesta.
Ataque Luis Enrique
Com Luis Enrique, o Barcelona joga de maneira vertical, com muita velocidade, e principalmente enfiadas de bola. Pelos dois lados se formam triângulos com Rakitic, Messi e D.Alves, e pelo outro lado Iniesta, Neymar e Alba. A rotação do trio MSN é muito grande, por hora Messi na esquerda e vindo para o meio, Suárez caindo pelo lado dieito e esquerda, e Neymar pelos dois lados. Mas realmente o que difere o estilo de hoje com o de antigamente é objetividade, o de Pep presava pelo controle do jogo, o de Enrique a velocidade e as jogadas individuais em busca do gol.
Defesa 2011
A pressão na saída de bola e a marcação mano-a-mano eram a maneira do Barça de Guardiola marcar seu adversário. Sufocado a outra equipe e não dando espaços, o time catalã obrigava a outra equipe a muitas vezes dar chutão e não dando chances para sofrer jogadas criadas pelo meio campo. Essa era uma das virtudes para o time de Pep ter tanta posse de bola, pois rapidamente tomava a bola e empunha seu estilo.
Defesa 2015
O time de hoje não sobe tanto as linhas de marcação, faz duas linhas de marcação com Neymar recuando pelo lado esquerdo, mas uma das virtudes é o contra ataque, Na era Guardiola isso não era tão visado como é hoje, que se aproveitam dos espaços deixados pela defesa e com velocidade criam muitas chances de gols.
Saída de bola 2011
A principal diferença e inovação que Pep trouxe para o mundo, foi a saída de bola. Xavi vinha da defesa para o meio carregando o time e trazendo a linha de defesa para o meio, o toque de bola era essencial junto com a filosofia do treinador de troca de passes. Messi recuava para o meio formando um losango, e ao mesmo tempo se aproximando do ataque. A equipe empurrava o outro time para atrás com os meias Busquets, Xavi e Iniesta, que com a bola obrigavam o adversário a recuar, e a partir dai se impunham seu plano de jogo com o Tiki Taka.
Saída de jogo 2015
Do meio campo que empurrava o adversário, ao time que usa seus zagueiros para empurrar o outro time. A linha de defesa avança mais, para os meias avançarem mais, e forma objetiva levando a bola dos lados para o meio no ataque, como se fosse uma flecha. Busquets tem um papel importante pois é ele que distribui as jogadas pelo lado esquerdo ou direito.
Nesses 4 anos mudanças aconteceram, principalmente de filosofia, mas a essência continua a mesma. Toque de bola rápido, movimentação, pressão na marcação entre outros, é a marca do futebol moderno, e o Time da Catalunha representa muito bem isso e tendo Messi nesses dois times, demonstra a qualidade do argentino para se adaptar a novos sistemas de jogo, e em relação ao time de Pep e de Luis, mesmo tendo uma leve semelhança, são equipes que jogam de maneiras muito diferentes mas que o resultado final foi o mesmo... A conquista da Europa .
Nenhum comentário:
Postar um comentário