sexta-feira, 3 de julho de 2015

Olhar no passado para resolver o presente: Melhores Seleções do Brasil Parte 1


   Como diz o titulo acima...  é preciso olha o passado para resolver o presente, e planejar o futuro. Com toda as discussões sobre a atual fase do futebol brasileiro, temos varias maneiras de debater sobre o assunto, como formação de um liga dos clubes, saída dos dirigentes da CBF, mais autonomia dos clubes com suas federações que arrecadam muito e etc...
   Mas e o principal? O dentro das 4 linhas? O que fazer?. Relembremos as principais seleções que o Brasil já produziu e como atuavam é uma das maneiras para resgatar a essência do futebol brasileiro.

   1958


   A seleção comandada por Vicente Feola foi para a Suécia com uma boa seleção mas com uma surpresa... um garoto de 17 anos que havia se tornado profissional a um ano atrás, Pelé. Usando a formação da época o 4-2-4, a equipe fez um fase de grupos regular, mas o treinador ão estava satisfeito, e resolveu mudar alguns setores como as entradas de Didi, Pelé e Garrincha. Foi neste momento que o titulo foi começando a se desenhar.
   Outra mudança significativa foi da mudança tática, com Zagallo recuando ao meio surgindo o primeiro 4-3-3. Com um meio campo mais solido, a equipe contava com o talento do trio de ataque para garantir os jogos, explorando ao máximo os seus melhores jogadores. Com atuações memoráveis de Pelé, o Brasil chegou ao seu primeiro titulo mundial. Em 1962 no mundial seguinte, o Brasil perderá seu principal jogador no segundo jogo da Copa, e sobrou a Garrincha a missão de levar ao bicampeonato, e ele não decepcionou.

5 vitorias e 1 empate
16 gols feitos e 4 sofridos
Pelé artilheiro com 6 gols




   1970


   O que fazer quando se tem 5 camisas 10 no seu time? Esse era o lema do agora técnico Zagallo. Para adaptar todos esses craques, o treinador usou o 4-3-3, com algumas variações para 4-2-3-1. Extraindo o máximo  e adaptando seus craques as suas características, Zagallo conseguiu organizar de maneira que todos pudessem jogar da maneira que mais gostassem. Resultado um futebol envolvente e lindo, considerado por muitos a maior equipe de todos os tempos, com lances bonitos, trocas de passes, lançamentos precisos, dribles e muitos gols. Lances como o gol que Pelé tentou do meio campo, gols de Jairzinho, dribles de Clodoaldo e etc, são jogadas que comprovam a melhor seleção de todos os tempos

6 vitorias
19 gols feitos e 7 sofridos
Jairzinho artilheiro com 7 gols




   1982



   Com o fim da era Pelé, uma nova geração d craques surgiu no Brasil. Contando com craques como Zico, Sócrates, Éder, Falcão e outros, Telê Santana foi o responsável  de fazer uma seleção que jogasse bonito e conquistasse o Tetra. Mas apenas um desses objetivos foi cumprido... jogando o fino da bola, a seleção canarinho encantou os fans de futebol com suas jogadas e futebol envolvente, mas acabou caindo para a Itália de  Rossi, sofrendo 3 gols no jogo do Carrasco.
  Entretanto, o que se lembra desse mundial, foi o Futebol-Arte da seleção, bem jogado e inteligente, o titulo foi apenas um detalhe perto do legado desta equipe
   Seleção atuando no 4-4-2, com Éder voltando para ao meio formando o 4-2-3-1, com muita movimentação, trocas de posição e posse de bola.

4 vitorias e 1 derrota
15 gols feitos e 6 sofridos
Falcão artilheiro com 4 gols


Nenhum comentário:

Postar um comentário